Geralmente pouco associada ao hostil universo axezístico-pagodeiro soteropolitano, a Cultura Nerd resiste bravamente em alguns redutos da cidade: são verdadeiros paraísos para os fãs do gênero, com quadrinhos, livros, camisas, os mais variados objetos relacionados ao tema, e uma atmosfera que parece te jogar no meio de um episódio de The Big Bang Theory. Curiosamente, muitas pessoas nem desconfiam que locais como esses existam por aqui.


A RV Cultura e Arte – talvez o mais famoso espaço desse tipo aqui em Salvador -, até a minha última visita, era uma loja tímida na esquina da rua que leva à Praia do Buracão. Pois acabei descobrindo que a lojinha cresceu e agora ocupa um impressionante espaço na subida da Av. Cardeal da Silva (perto do Largo de Dinha).


A proposta é ser um misto de livraria de quadrinhos e galeria de arte contemporânea, dividida em três pavimentos – onde estão distribuídos a livraria, a galeria, um ateliê, uma sala multimídia e a garagem. O clima é de um santuário, com clientes que visitam o lugar regularmente e se perdem em meio àquele mundo de revistas e derivados.

Em se tratando de uma loja/galeria, a melhor parte do espaço é a sua agenda de eventos. No início de outubro, por exemplo, rolou por lá o “24 horas de Quadrinhos”, uma maratona que reuniu várias participantes com um desafio em comum: criar uma HQ inédita de 24 páginas em 24 horas consecutivas.


Escondida no turbilhão da Avenida Tancredo Neves, por sua vez, está a Red Sheep Comic Shop. Há quem goste de fazer comparações com a RV Cultura e Arte, mas eu acho isso tudo uma grande bobagem. Ambas possuem semelhanças, diferenças, se complementam em muitos aspectos, e independentemente de qual das duas é a melhor ou a pior, quem ganha é Salvador, que tem mais uma opção para oferecer aos moradores (e turistas, porque não?).


A Red Sheep tem de tudo, e funciona quase como um clube para encontrar os amigos (e a galera ainda organiza eventos fora do ambiente da loja, como caravanas para estreias de filmes).


São centenas de miniaturas, bonecos, cards, posters, livros, camisas... além, claro, dos quadrinhos propriamente ditos!


A “caçula” soteropolitana das livrarias de quadrinhos é a Hell’s Kitchen, no Rio Vermelho. Fica na Travessa Bartholomeu de Gusmão, pertinho da Praia da Paciência.


Com mesas externas e eventos que misturam Quadrinhos, Rock’n’Roll, cerveja gelada e Harley-Davidsons (!), já dá pra perceber porque, apesar de ter sido inaugurada há pouco tempo, a Hell’s Kitchen já conta com tantos fãs na cidade. A loja é a cara do Rio Vermelho.


ANOTE AÍ:

RV Cultura e Arte
Endereço: Avenida Cardeal da Silva, 158, Rio Vermelho
Telefone: (71) 3347-4929
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 10h às 18h / Sábados, das 10h às 16h

Red Sheep Comic Shop
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 1632, Salvador Trade Center
Telefone: (71) 3341-8644
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 11h às 19h / Sábados, das 11h às 17h

Hell’s Kitchen Comic Bookstore
Endereço: Travessa Bartholomeu de Gusmão, 104, Rio Vermelho
Telefone: (71) 3347-6336
Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta, das 10h às 19h / Sextas, das 10h às 22:30h / Sábados, das 10h às 19h.

Postar um comentário

Cândido Vinícius

Lucas Marques

Tecnologia do Blogger.