Fazer contas virou uma especialidade do técnico Caio Júnior. Com a tabuada decorada e uma máquina de calcular no bolso, o treinador tricolor mostrou que já descobriu o caminho para que o Bahia deixe o Z-4 e encerre a Série A longe da zona de rebaixamento. A fórmula tem por base o desempenho dos times que conseguiram sobreviver às últimas edições do Campeonato Brasileiro e se apoia nos 20 jogos que a equipe baiana ainda tem a disputar na competição.
Na visão do matemático Caio Júnior, o Bahia precisa encerrar o Brasileirão com um aproveitamento de 40% para ter a certeza de dever cumprido ao final do ano. Para tanto, o Tricolor precisaria chegar aos 46 pontos, desempenho que no ano passado garantiu ao time baiano não só a fuga do rebaixamento, como também a classificação para a Copa Sul-Americana.
-Trabalho com percentual. O número muda um pouco de acordo com o campeonato, mas tenho a certeza que com 40% de aproveitamento conseguimos escapar do rebaixamento. Os times que têm 50% ficam do meio pra cima da tabela. Já os que conquistam 60% brigam pela Libertadores - disse o treinador.
Com 16 pontos em 18 rodadas, o Bahia possui até agora um aproveitamento de 29,6%, íncide que coloca a equipe baiana na 17ª colocação da tabela de classificação. Para terminar a Série A com o rendimento de 40%, o Tricolor precisaria de mais 30 pontos, ou seja, o time de Caio Júnior teria que vencer 10 das 20 partidas restantes, missão complicada para a equipe que venceu apenas três dos 18 jogos já disputados.
- Falei para meus jogadores que o passado é página virada. Temos 20 jogos, 60 pontos para disputar e quero concentração total. Quando um treinador vislumbra futuro em um time, os jogadores também tem que acreditar. E eu vejo futuro no Bahia - destacou Caio Júnior.
Para manter o otimismo, o técnico tricolor se apoia no retrospecto do time sob seu comando. Desde que chegou ao Bahia, Caio Júnior esteve à beira do gramado em sete jogos pelo Brasileirão. Foram dois triunfos, dois empates e três derrotas, aproveitamento de 38%.
- A campanha no meu comando foi boa. Vencemos a primeira contra o Palmeiras, empatamos com o Corinthians e tivemos o jogo contra o Grêmio que foi uma das maiores injustiças que já vi. O jogo do Náutico achei que foi muito bom, mas tomamos um gol aos 43 do segundo tempo. Falta uma boa apresentação em casa. Convencer o torcedor e queremos isso o quanto antes - afirmou.
No domingo, o Bahia terá mais uma chance de convencer a torcida e começar a transformar o desempenho sonhado por Caio Júnior em realidade. Em Pituaçu, o Tricolor enfrenta o Atlético-GO para fechar o primeiro turno da Série A. Se vencer, a equipe baiana pode sair da zona de rebaixamento, um alívio para o time que ocupou a área de degola em 12 das 18 rodadas já disputadas no Brasileirão.
Fonte: Globo Esporte.com
Postar um comentário