As alterações vão desde a mudança de pontos de ônibus à construção de novas vias
Depois de fazer intervenções na região do Iguatemi, a Transalvador pretende agora fazer novas mudanças em outros seis bairros de Salvador. As alterações vão desde a mudança de pontos de ônibus à construção de novas vias. Algumas já estão em andamento e devem ser concluídas nos próximos 30 dias. Confira.
Feira de São Joaquim
Retirada de canteiro
O canteiro que fica na Avenida Jequitaia, nas imediações da Feira de São Joaquim, deixará de existir para dar lugar a mais uma faixa para carros. Assim, a avenida, que tinha três faixas, passará a ter quatro pistas depois das obras. Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, a mudança vai melhorar a fluidez do trânsito e diminuir o congestionamento na região. “A alteração vai resultar no alargamento da pista. Isso vai ajudar a diminuir a retenção e aumentar a fluidez. É uma obra simples, mas que vai ajudar a melhorar bastante o trânsito na região”, afirmou Muller.
Alargamento das calçadas
As intervenções incluem também o alargamento dos passeios por onde circulam os pedestres. As calçadas serão ampliadas e devem ajudar na fluidez também dos pedestres, sobretudo nos fins de semana, quando o sistema Ferry-Boat costuma receber um fluxo maior de passageiros e a movimentação na Feira de São Joaquim aumenta.
Prazo
Segundo o superintendente da Transalvador, as obras de intervenção estão previstas para começar em até 30 dias, serão realizadas pela Transalvador e devem ser concluídas
45 dias após o início das obras.
Santo Inácio
Sentido único
Em Santo Inácio, na região das Granjas Rurais Presidente Vargas, a Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela terá sentido único, em direção à Avenida Aliomar Baleeiro. Atualmente, a via tem mão dupla. O objetivo da mudança, segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, é terminar com o congestionamento gerado pelo cruzamento entre as duas avenidas. “Existe uma tesoura bastante complicada ali entre os carros que seguem das duas avenidas e os que vêm da Brasilgás”, explicou.
Alternativa
Com a mudança, os motoristas que estiverem na Avenida Aliomar Baleeiro e precisarem seguir para Santo Inácio devem usar a Rua Somália, uma transversal que liga a pista à Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela. A via é uma alternativa também para os motoristas que saírem da BR-324 em direção ao bairro.
Prazo
Segundo a Transalvador, as obras começaram há cerca de 20 dias, mas ainda não foram terminadas. A Rua Somália, que servirá de alternativa para os motoristas, já foi pavimentada. Atualmente, os agentes estão na fase de finalização da obra. “Estamos colocando os meio-fios e as calçadas. Depois, colocaremos a sinalização e faremos a mudança no trânsito”, contou Muller. A previsão é que a mudança comece a valer em 15 dias.
Orla (Piatã)
Construção de baia
Na Avenida Octávio Mangabeira (orla), nas imediações do Sesc Piatã, a Transalvador vai construir uma nova baia para os ônibus que seguem no sentido Pituba. O superintendente do órgão, Fabrizzio Muller, explicou que o ponto de ônibus daquela região é um dos mais movimentados da orla. “Como não existe recuo para os ônibus, eles terminam provocando retenção no trânsito quando param para pegar os passageiros. Vamos construir uma baia para que eles possam fazer esse recuo nas paradas, evitando assim a retenção e o congestionamento”, disse. Ainda segundo ele, a Transalvador possui uma equipe de engenheiros e técnicos que estudam o trânsito da cidade antes de fazer as propostas de intervenção. “Toda e qualquer intervenção realizada é estudada por uma gerência de projetos que realiza pesquisas e contagens antes de elaborar as alternativas. Nessa região, por exemplo, o fluxo é maior por conta de banhistas e do público que aproveita a praia. Além disso, a pista é estreita para o fluxo de veículos”, afirmou.
Prazo
As obras já estão sendo realizadas e a prefeitura estima que tudo esteja concluído em até 30 dias. “A mudança vai ajudar na fluidez do tráfego e diminuir o congestionamento. A obra já começou e a previsão é que esteja pronta até o mês que vem, em até 30 dias”, afirmou Fabrizzio.
Vasco da Gama
Mudança do retorno
Na Avenida Vasco da Gama, a Transalvador pretende fazer uma alteração no retorno que existe nas imediações da Perini Master. Atualmente, os motoristas que saem do Ogunjá ou descem o viaduto Luiz Cabral e precisam retornar pegam o retorno que fica próximo à passarela. “Essa ação gera uma tesoura, uma confusão no trânsito porque os motoristas precisam cruzar as faixas para pegar o retorno que está logo à frente. Vamos colocá-lo alguns metros mais distante. Dessa forma, os motoristas terão mais tempo para fazer as mudanças nas faixas e não provocam retenção no trânsito”, explicou o superintendente Fabrizzio Muller.
Novo retorno
O novo retorno ficará depois da Faculdade Vasco da Gama, no mesmo local onde atualmente existe um retorno para os motoristas que seguem no sentido oposto. Os dois devem funcionar lado a lado e evitar o engarrafamento na região.
Prazo
A Transalvador informou que o projeto com a mudança do retorno já está pronto e que as obras devem começar em 20 dias. O superintendente da pasta, Fabrizzio Muller, estima que serão necessários cerca de 40 dias para conclusão da obra, ou seja, o novo retorno deve começar a funcionar no final do ano. A região será sinalizada sobre as mudanças.
Avenida Bonocô
Mudança no ponto
Quem costuma utilizar o ponto de ônibus da Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô) próximo ao Posto Mataripe deve ficar atento às mudanças. A parada que fica no sentido Iguatemi será deslocada alguns metros. O ponto de ônibus vai recuar para ficar antes da saída de Brotas. Assim, os motoristas que descem a ladeira da Rua Odilon Dórea não serão mais obrigados a enfrentar a retenção na região por conta da parada dos ônibus. “Atualmente, quando os ônibus param para pegar os passageiros provocam retenção e congestionam aquela região”, explicou Fabrizzio.
Baia nova
Além de o ponto de ônibus recuar, será criada também uma baia para receber os coletivos durante as paradas, evitando assim que os ônibus fiquem parados na via principal, congestionando o tráfego. As mudanças devem impactar diretamente na fluidez do trânsito na avenida e acabar com um gargalo que era provocado pelas paradas obrigatórias dos coletivos.
Prazo
As obras na Avenida Bonocô já estão em andamento e devem ser finalizadas até o próximo mês. “A região já está sendo modificada. As obras já começaram e estimamos que em 20 ou 25 dias esteja tudo concluído”, afirmou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
Paralela
Nova baia para ônibus
Na Avenida Luis Viana (Paralela), a Transalvador pretende ampliar a baia de ônibus que fica em frente ao Shopping Paralela - para quem segue do aeroporto para o Centro da cidade. Atualmente já existe uma baia no local, mas ela está próxima a um retorno que também fica nas imediações do shopping e por isso tem causado retenção no local. “Trata-se de um projeto que foi elaborado e que estamos estudando. A intervenção será bem nas imediações do retorno e as novas baias serão construídas”, afirmou o superintendente Fabrizzio Muller.
Prazo
Apesar de prevista pela Transalvador, a ação ainda não tem data para acontecer. Segundo o superintendente da pasta, existem algumas observações que ainda precisam ser feitas no projeto, mas a obra será realizada ainda esse ano. “Vamos fazer algumas alterações, mas devemos executar até o final do ano. Não temos a data definida para o início da obra, nem a data de término, mas acontecerá ainda este ano”, garantiu. Ainda segundo o superintendente, todas as obras serão realizadas por agentes da Transalvador, sem a necessidade de contratar outra empresa ou de fazer processo licitatório. “A Transalvador também tem autoridade para fazer esse tipo de intervenção, por isso não será necessário contratar outra empresa”, explicou.
Postar um comentário