Um novo tipo de vírus para Android se esconde em aplicativos legítimos, como Facebook e Snapchat. Ele pode executar root no smartphone ou tablet e se tornar quase impossível de ser removido. Em princípio, são três famílias de vírus que oferecem esse tipo de risco: Shuanet, Komage e Shudun, todos descobertos por pesquisadores da Lookout, empresa especializada em segurança digital.

As amostras coletadas pelos especialistas têm o comportamento de adware, o que significa que eles enchem o aparelho das vítimas com anúncios publicitários indesejados. No outro lado, o hacker que desenvolveu o vírus acaba lucrando em virtude da visualização dos anúncios nos aparelhos infectados.


Os vírus que seguem esse padrão de operação se escondem em aplicativos legítimos, como Facebook, Twitter, Snapchat e WhatsApp. Uma vez instalados no sistema, os adwares desenvolvem mecanismos que os classificam como serviços com privilégios de administrador do aparelho. Dessa forma, o Android os percebe como parte integrante do sistema.

Essa lógica torna as pragas indissociáveis do Android. De acordo com os pesquisadores, mesmo que o usuário execute o procedimento de reinicialização para as condições originais de fábrica, o vírus continuará instalado e rodando no aparelho. A única solução é realizar o flash de uma cópia da ROM do aparelho.

Os especialistas explicam que há dois grupos de risco: usuários que realizam root, mas que não tomam muito cuidado com os aplicativos que instalam nos smartphones e tablets, e usuários que, mesmo sem acesso à raiz do Android habilitado, costumam fazer download e instalar aplicativos de lojas de apps extra-oficiais, ou seja, fora da Google Play Store.

Postar um comentário

Cândido Vinícius

Lucas Marques

Tecnologia do Blogger.